As pessoas têm perspectivas diferentes e veem o mundo de formas distintas

Irapua Ribeiro
3 min readMar 16, 2021

Embora este tópico possa parecer óbvio, vemos muitas pessoas julgando umas às outras, suas opiniões e comportamentos no dia a dia. O importante aqui é descobrir até que ponto nossos comentários e opiniões estão sendo construtivos e como podemos encontrar pontos em comum para resolver as divergências.

A primeira coisa que devemos levar em consideração é que cada pessoa é diferente e cresceu em um ambiente único. Mesmo irmãos que passam grande parte de sua vida juntos são diferentes em seus pensamentos, desejos e sonhos. Eles também costumam fazer amigos diferentes e têm interesses distintos em atividades esportivas e de lazer. Consequentemente, com essa grande variedade de inputs, é mais do que normal que uma pessoa tenha um ponto de vista diferente sobre um determinado assunto. Precisamos sempre ter isso em mente porque é fácil pensar que algumas coisas são óbvias demais para nós. Em alguma situação típica, podemos nos questionar por que isso também não é óbvio para os outros. A resposta deve ser clara agora, pois eles simplesmente não têm a mesma linha de raciocínio e experiências que temos.

Os hábitos diários e o ambiente em que alguém está cercado desempenham um papel muito importante na forma como diferentes pessoas se comportam ou reagem a uma situação semelhante. Por exemplo, em um evento de um acidente, algumas pessoas irão parar para ajudar, outras irão seguir sem se importarem, outras ficarão irritadas com o porquê de alguém fazer isso e outras simplesmente entrarão em pânico. Para cada tipo de comportamento, há uma conexão de como essa pessoa cresceu, quais exemplos ela teve e o que é realmente importante para ela. Nesse ponto, podemos acrescentar a importância dos hábitos e exemplos familiares tirados de casa, e como essa pessoa desenvolveu suas próprias crenças. A pessoa que parou para ajudar, por exemplo, provavelmente cresceu em um ambiente de cuidado e proteção e quer prover isso para os outros.

Outro ponto muito importante para essa discussão é a influência da educação e da formação profissional. Na escola e na empresa, não apenas aprendemos coisas práticas e conhecimentos teóricos, mas também desenvolvemos um senso de cooperação. Também aprendemos a interagir uns com os outros, além de nos tornarmos mais abertos a novas ideias. Claro, cada uma dessas coisas se desenvolve em níveis diferentes, dependendo dos professores, tutores, supervisores, colegas e outros conhecidos que temos. Na verdade, somos uma mistura de pessoas diferentes e nem sempre percebemos o quão forte é a influência que recebemos.

Na minha experiência, quando alguém sai do seu habitat diário, por exemplo em uma viagem ou ao ingressar em um novo grupo de interesse por um assunto novo, ele se torna mais consciente das diferenças e porque elas existem. Essa experiência, então, muda essa pessoa, embora ela possa não perceber e, como resultado, expande sua compreensão do mundo. Esta pessoa começará a ver o mundo de forma diferente.

Tudo isso nos leva ao assunto da gestão de conflitos. Existem várias questões, problemas e conflitos que precisamos gerenciar em nossa vida diária. Se você examinar a situação de perto e tentar ver a perspectiva da outra pessoa, poderá compreender melhor por que ela se comporta dessa maneira. Então você poderá encontrar objetivos em comum para resolver o problema. A pior coisa que poderá fazer é ignorar o problema (claro, se for relevante para você). Na verdade, é o oposto: você poderá cria uma versão melhor da situação junto com a outra pessoa ao usar bons argumentos e discutir quais melhorias podem ser aplicadas, e com isso expandirá sua consciência. Esteja sempre atento para buscar bons argumentos e discutir a situação ao invés de julgar o outro ou sua opinião.

Lembre-se de que as pessoas têm perspectivas diferentes e veem o mundo de formas distintas.

###

Se você gostou deste artigo e busca mais insights como esses, confira o livro Como expandir o autoconhecimento onde encontrará mais conteúdo sobre crescimento pessoal e profissional, sustentabilidade, saúde, bem-estar, estilo de vida e novas tecnologias.

https://www.amazon.com.br/dp/B07ZCD1HF5

Muito obrigado pela leitura e pelo suporte!

--

--

Irapua Ribeiro

Father of twins, renewable energy engineer, sports enthusiast, and writer as a hobby about life related topics…